SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número24La influencia de la radio educativa en la intimidad de las parejas del Estado de MorelosAcoso escolar, transición de víctima a agresor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

REY, Elena Fernández; PEREZ, Miguel Ángel Nogueira  e  SANTALLA, Ana Isabel Couce. El uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Orientación Educativa: explorando la familiaridad y preparación de los profesionales del ámbito en España. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2013, vol.10, n.24, pp. 45-57. ISSN 1665-7527.

A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) no âmbito do projecto de investigação europeu "Competências TIC para orientadores escolares", realizou um estudo exploratório, cujo principal objetivo foi o de analisar o impacto das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) no domínio da orientação educacional, centrando-se para isso nas perspectivas do conjunto de orientadores, sobre o uso dessas mesmas ferramentas. O estudo empírico seguiu uma metodologia combinada: quantitativa, baseada num questionário efetuado aos orientadores escolares no activo e a posterior análise descritiva e comparativa dos dados; qualitativa, através de entrevistas realizadas a profissionais e especialistas na área da orientação educativa. Os resultados revelaram que os orientadores se consideram, em geral, pouco familiarizados e preparados para o uso de ferramentas tecnológicas no desempenho específico do seu campo profissional. Esta opinião foi partilhada pelos especialistas entrevistados, indicando que o principal fator é a escassa e desajusta formação profissional disponibilizada pelas autoridades educativas.

Palavras-chave : Orientação Educacional; Tecnologia da Informação e da comunicação; Formação; Conselheiros Pedagógicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )