SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número6Narración, imaginación y espacio escolarLinguagens e pensamento: introdução a uma abordagem interdisciplinar entre a psicopedagogia e a semiologia para a compreensão da construção do pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

BARONE, Leda Maria Codeço. Narrativa e cura: a função terapêutica da palavra. Cad. psicopedag. [online]. 2004, vol.3, n.6, pp. 18-27. ISSN 1676-1049.

A autora propõe estudar a função terapêutica da narrativa. Concebe a narrativa na perspectiva de Walter Benjamin de transmissão e organização de experiência humana. A partir da apresentação do uso da narrativa em três situações diferentes - a primeira informal e as duas seguintes em contexto de trabalho acadêmico - a autora discute a adequação do método ao problema estudado. Finalmente encontra no método psicanalítico, a interpretação concebida como ruptura de campo, valiosa contribuição para o estudo da questão proposta.

Palavras-chave : Narrativa; Cura; Função terapêutica; Métodopsicanalítico; Ruptura de campo; Organização de experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License