SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9O poder e a subjetividade: reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

PECORARI, Eliane Porto Di Nucci; CARDOSO, Luciana Roberta Donola  e  FIGUEIREDO, Tathiana Fernandes Biscuola. Orientação sexual em escolas de ensino fundamental: um estudo exploratório. Cad. psicopedag. [online]. 2005, vol.5, n.9, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

A orientação sexual é a passagem da informação sobre temas ligados a sexualidade, com o objetivo de desenvolver aspectos sociais, cognitivos, e afetivos do sujeito. Na adolescência, a orientação sexual é importante pelo fato desses aspectos estarem em desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo avaliar como estão sendo desenvolvidos programas de orientação sexual no contexto escolar. A pesquisa abrangeu escolas públicas e particularesdos Municípios de Franco da Rocha e Caieiras, em que foi realizada uma entrevista com os diretores e coordenadores pedagógicos, para obtenção dos dados. Os resultados obtidos com esta pesquisa mostraram que 66,6% das escolas públicas e 60% das particulares não fornecem orientação sexual. Sobre as escolas que fornecem programa de orientação sexual, apresentaram o desenvolvimento inferior ao proposto por vários programas, inclusive dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Conclui-se que tanto as escolas públicas como as escolas particulares não desenvolvem programa de orientação sexual. O desenvolvimento deficitário envolve fatores referentes ao tema, equipe, série que se inicia o programa, avaliação e medição de resultados.

Palavras-chave : Adolescência; Orientação sexual; Instituição escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License