SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9Orientação sexual em escolas de ensino fundamental: um estudo exploratórioEspaço de criação criatividade e resiliência: formação docente numa perspectiva inter e transdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

AZEVEDO, Cleomar. O poder e a subjetividade: reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedade. Cad. psicopedag. [online]. 2005, vol.5, n.9, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

A presente reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedade nasce da necessidade de rever questões acerca do processo de desenvolvimento e produção da existência humana, sua própria historia suas necessidades e suas idéias. As condições econômicas em grupos com interesses conflitantes, com possibilidades diferentes no interior da sociedade, demonstram a dominação do homem sobre o homem, a negação da identidade entre pensamento e ser e a repressão da natureza interior do homem. Uma das conseqüências mais funestas da generalização do domínio do equivalente é a homogeneização dos seres humanos: a transformação destes em seres com sentimentos,pensamentos, vontades e comportamentos idênticos. Pensar no poder e a subjetividade, através das representações diferentes e antagônicas, têm por objetivo esta reflexão, que parte da filosofia da ciência, e da contribuição da teoria critica da sociedade.

Palavras-chave : Homem; Poder; Subjetividade; Teoria critica da sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License