SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número9O poder e a subjetividade: reflexão na perspectiva da teoria critica da sociedadeEnfoque psicoanalítico del tratamiento psicopedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

SILVA, Nilce da; ALVES, Dalva  e  MOTTA, Cristina Dalva Van Berghem . Espaço de criação criatividade e resiliência: formação docente numa perspectiva inter e transdisciplinar. Cad. psicopedag. [online]. 2005, vol.5, n.9, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

Este artigo trata de pesquisas realizadas desde 1999 no âmbito da formação de professores em trabalho colaborativo numa perspectiva inter e transdisciplinar com ênfase em posturas criativas e resilientes por meio do conceito prático-teórico: Espaço de Criação, especialmente nos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão do Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar. Trataremos das condições atuais de trabalho dos professores dos anos iniciais da escolarização com a finalidade de identificação dos principais fatores estressores na profissão docente nos dias atuais. Discutiremos também, criatividade e resiliência para que, finalmente, numa perspectiva inter e transdisciplinar, consideremos acerca da formação de professores ressaltando a possibilidade do aprendizado de atitudes resilientes e criativas nos espaços de criação.

Palavras-chave : Formação de professores; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License