SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as)El análisis de los procesos de transposicón didáctica en la enseñanza del lenguaje escrito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. Foco e estratégia da supervisão clínica em psicoterapia breve. Cad. psicopedag. [online]. 2006, vol.6, n.10, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

encaminharmos a presente discussão, apresentamos uma relação de estudos sobre oassunto e uma pesquisa realizada com nossos alunos-estagiários de um semestreletivo, sobre suas experiências de estágio. Os dados oferecem subsídios para o debateem relação ao trabalho da supervisão.Como supervisora clínica no contexto da Clínica-Escola com a abordagem daPsicoterapia Breve, temos refletido sobre a situação de ensino-aprendizagem emPsicologia Clínica, sobre a técnica da Psicoterapia Breve e sobre o papel dasupervisão clínica na formação do Psicólogo. Introduzimos as idéias de Foco eEstratégias da supervisão em Psicoterapia Breve, fundamentalmente relacionadas aoenquadramento da situação de supervisão, retomando questões acerca do queestamos fazendo e para quem ou com quem estamos fazendo o que fazemos. Para encaminharmos a presente discussão, apresentamos uma relação de estudos sobre oassunto e uma pesquisa realizada com nossos alunos-estagiários de um semestreletivo, sobre suas experiências de estágio. Os dados oferecem subsídios para o debateem relação ao trabalho da supervisão.

Palavras-chave : Psicoterapia breve; Supervisão clínica; Formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License