SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humanoO papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

PITOMBO, Elisa Maria. Família, psicopedagogia e pós-modernidade. Cad. psicopedag. [online]. 2007, vol.6, n.11, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

Este artigo aborda a questão das relações familiares na pós-modernidade e suas implicações no atendimento psicopedagógico clinico. A autora parte da análise da família na modernidade para discutir as diferenças de discursos e posições da pós-modernidade. A perspectiva de identidades contraditórias e pluralidade de centros de poder que compõe o cenário cultural da família na pós-modernidade, encara o sujeito com problemas de aprendizagem como parte desta dinâmica. A escuta clinica do discurso, da comunicação e da linguagem estabelecida na família, através da ótica da Psicopedagogia, proporciona a compreensão do significado do não-aprender nesta instituição. Considera a autora que a comunicação entre pais e filhos no atendimento psicopedagógico clinico se entendido como um sistema flexível, que revê os limites e fronteiras segundo as demandas da pós-modernidade, possibilita intervenções que resignifiquem o sintoma de problemas de aprendizagem, como relações de aprendizagem humanas e plurais.

Palavras-chave : Família; Aprendizagem; Psicopedagogia; Pós-Modernidade; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License