SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Estudio sobre las consecuencias del maltrato infantil en el desarrollo del lenguaje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

STRAPPAZZON, André; SANTA, Beatriz; WERNER, Francyne Wolff  e  MAHEIRIE, Kátia. A criação fotográfica e o aumento da potência de ação: experiências e possibilidades. Cad. psicopedag. [online]. 2008, vol.7, n.12, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

Este artigo versa sobre uma experiência de trabalho em Psicologia Social-Comunitária na qual utilizamos a fotografia como instrumento de intervenção psicossocial, junto a sete jovens moradores de uma localidade da periferia de Florianópolis. Relata-se o desenvolvimento de atividades na dimensão da educação estética com o intuito de apurar modos de sensibilização por meio de objetivações imagéticas e suas discussões. Nossos objetivos giravam em torno da potencialização da imaginação e, especialmente, dos processos de criação, por meio da produção de sentidos acerca do fazer fotográfico, aprimorando a potência de ação destes jovens com relação a si mesmos, ao grupo e à comunidade. A partir da experiência junto a estes sujeitos, traça-se uma análise sob o olhar da psicologia sócio-histórica contemporânea, levando em conta seus relatos acerca de suas experiências de vida e os novos sentidos que atribuem a seu cotidiano.

Palavras-chave : Psicologia social; Fotografia; Processos de criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License