SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Procesos de simbolización y trabajo de historización en la adolescenciaPropuestas y debates en la enseñanza de la lectura y la escritura: Una experiencia de comparación de métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

REIS, Alice Casanova dos  e  ZANELLA, Andréa Vieira. Indisciplina e intervenção psicológica em sala de aula: relato de experiência. Cad. psicopedag. [online]. 2008, vol.7, n.12, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

Este artigo visa refletir sobre uma intervenção psicológica realizada junto a uma turma de 3a série de uma escola pública federal. Atendendo a queixa da professora relativa à “indisciplina” que caracterizava a turma, foram realizadas observações em sala de aula e atividades com os alunos. Efetuou-se também entrevista e conversas informais com a professora sobre a intervenção realizada junto aos alunos, para que essa se reconhecesse como co-produtora do contexto. A proposta de trabalhar em duas vertentes, a saber, com os alunos e com a professora, fundamentou-se no pressuposto de que qualquer mudança em uma dada situação implica os vários pólos da relação que a constituem. Como resultado, constatou-se o reconhecimento tanto da professora quanto dos alunos como partícipes da situação/queixa e das possibilidades de sua transformação. Com a instituição de um modo geral, no entanto, os resultados foram pífios no que se refere a essa implicação.

Palavras-chave : Indisciplina; Intervenção psicológica; Psicologia escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License