SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número12Nivel socioeconómico y calidad del entorno familiar en la infancia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

SILVA, Nilce da; ALVES, Dalva; FRIDMAN, Patrícia Claudia da Costa  e  PICCHIONI, Marta Serra Young. Considerações acerca da atualidade da teoria winnicottiana no aprender a falar, a ler e a escrever. Cad. psicopedag. [online]. 2008, vol.7, n.12, pp. 00-00. ISSN 1676-1049.

Este trabalho é resultado das investigações feitas pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Escolar e Social: o papel da instituição escolar - certificado pela USP e apoiado pelo CNPq e pela FAPESP - e pretende discutir a importância da teoria gerada por Winnicott no contexto da II Revolução Industrial para os dias de hoje, chamados por muitos, de pós-modernidade. Do nosso ponto de vista, especificamente no âmbito do aprender a falar, a ler e a escrever, aprendizagens que nos remetem à relação mãe-bebê e não, exclusivamente, como alguns pensam, aos limites da sala de aula ou da área de Educação, D. W. Winnicott é indispensável, já que dominar o código escrito é a chave de entrada na “sociedade do conhecimento”.

Palavras-chave : Winnicott; Pós-modernidade; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License