SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue13Art, Teacher's Formation and School Inclusion: possibilities for the Psychology in Educational Contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicopedagogia

Print version ISSN 1676-1049

Abstract

HAZIN, Izabel; LAUTERT, Síntria Labres; GARCIA, Danielle  and  GOMES, Ediana. Abordagem neuropsicológica da aprendizagem matemática escolar em crianças com necessidades educacionais especiais. Cad. psicopedag. [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. 1-25. ISSN 1676-1049.

Este estudo oferece um conjunto de dados referentes à exploração de interrelações entre aspectos neuropsicológicos e dificuldades e/ou facilidades em matemática apresentadas por crianças com necessidades especiais. Para tanto, foram investigadas duas condições, a saber, a epilepsia, comumente associada a dificuldades em matemática e as altas habilidades acadêmicas, geralmente associada ao sucesso em matemática. As crianças participantes do estudo podem ser caracterizadas por impactos em seus funcionamentos cognitivos, tais como a atenção, a flexibilidade cognitiva e a vísuoespacialidade que trazem consequências para as suas atividades matemáticas. Entretanto, o estudo discute o quanto as crianças com dificuldades beneficiaram-se da oferta de "próteses culturais", ressaltando a necessidade da consideração tanto de aspectos socioculturais quanto de aspectos neuropsicológicos para as atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula com crianças especiais.

Keywords : Neuropsicologia; epilepsia; altas habilidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License