SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Abordagem neuropsicológica da aprendizagem matemática escolar em crianças com necessidades educacionais especiaisPsicologia escolar: proposta de intervenção com professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicopedagogia

versión impresa ISSN 1676-1049

Resumen

FERREIRA, Juliene Madureira; SOUZA, Claudia Silva de; SILVA, Rui Moreira Ribeiro  y  DECHICHI, Claudia. Arte, Formação de Professores e Inclusão Escolar: Possibilidades de atuação do psicólogo em contextos educacionais. Cad. psicopedag. [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. 25-41. ISSN 1676-1049.

O presente trabalho trata de um relato de experiência na psicologia escolar, cujo objetivo foi de discutir, de forma alternativa e diferenciada, com professores da educação infantil, aspectos relevantes sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais em idade pré-escolar e o processo de inclusão de das mesmas nas escolas de ensino regular, enfatizando o papel do educador nesse processo de escolarização. Para tanto, reuniu-se nessa estratégia de intervenção, uma metodologia de atuação baseada nos modelos de oficinas e a utilização da arte como recurso lúdico de trabalho. A prática resultou em momentos de formação que uniu o saber específico e científico objetivado à construção de um saber conjunto advindo das experiências e conhecimentos dos participantes e, sobretudo, um momento de reflexão crítica acerca do papel do educador e do processo de Inclusão Escolar.

Palabras clave : Arte; Formação de Professores; Inclusão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License