SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Arte, Formação de Professores e Inclusão Escolar: Possibilidades de atuação do psicólogo em contextos educacionaisPsicopedagogia parceira do tempo de aprender da escola e da família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicopedagogia

versión impresa ISSN 1676-1049

Resumen

PATIAS, Naiana Dapieve; BLANCO, Hartmann Monte  y  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia escolar: proposta de intervenção com professores. Cad. psicopedag. [online]. 2009, vol.7, n.13, pp. 42-60. ISSN 1676-1049.

O presente artigo aborda uma experiência de intervenção no campo da Psicologia Escolar. Refere-se a ações desenvolvidas durante o estágio final em Psicologia Escolar em um curso de graduação em Psicologia do interior do RS, com professores de duas escolas, uma municipal e outra privada. As atividades propostas tiveram como objetivo permitir que os envolvidos no contexto escolar pudessem refletir e aperfeiçoar as suas atuações profissionais, buscando melhorar a qualidade das relações pessoais e resultados mais efetivos no que diz respeito ao processo educativo. Realizaram-se quatro atividades expositivo-participativas organizadas pelas estagiárias, as quais abordaram temas relativos à adolescência, práticas e estilos educativos parentais e a relação professor - aluno. Conclui-se que as intervenções ampliaram as discussões entre os profissionais ligados à escola quanto ao temas trabalhados e possibilitaram um espaço para desenvolvimento de soluções diversas a dificuldades comuns aos profissionais envolvidos.

Palabras clave : Psicologia Escolar; práticas educativas; adolescência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License