SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Considerações sobre a importância de leituras prévias no desempenho acadêmico: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

PILLEGI, Priscilla Mendes  e  MUNHOZ, Maria Luiza Puglisi. A importância da conduta paterna no processo de ensino e aprendizagem. Cad. psicopedag. [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 1-14. ISSN 1676-1049.

Temos como proposta relatar a pesquisa desenvolvida sobre as relações existentes entre pai e filho, visando compreender a importância destas interações para o desenvolvimento pessoal e social dos filhos/alunos, denunciadas no desempenho escolar e na aquisição da aprendizagem dessas crianças. Definimos os tipos de pais e os estilos de condutas tomadas na criação de seus filhos. Selecionamos e citamos falas para informar como tem se dado a participação desses pais na vida familiar, considerando as mudanças que vem ocorrendo na sociedade atual. Constatamos que há pais conscientes de sua importância na vida dos filhos, mas que ainda não conseguem por em prática todo o seu potencial. Sendo que os filhos de pais presentes, participantes e exigentes das regras impostas, apresentam melhor desempenho escolar e maturidade pessoal e social.

Palavras-chave : Família; escola; conduta paterna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License