SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14The importance of the paternal behavior in the education process and learningCreative spaces and the ethics of care in literacy: action research in São Paulo in favor of 10,639/ 2003 Law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicopedagogia

Print version ISSN 1676-1049

Abstract

GIRARDI, Júlia de Freitas; GAIKOSKI, Marina Massocco; BORGES, Lucienne Martins  and  GIRARDI, Dante Marciano. Considerações sobre a importância de leituras prévias no desempenho acadêmico: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa CatarinaConsiderations about the impact of the previous readings on the academic development: a case study at the Universidade Federal de Santa Catarina. Cad. psicopedag. [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 15-29. ISSN 1676-1049.

Esta pesquisa objetivou verificar a relação das leituras prévias no desempenho acadêmico. Os procedimentos metodológicos seguiram a linha quantitativa, por meio da pesquisa exploratória e descritiva. Para este estudo, utilizou-se revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário composto por questões fechadas, analisadas a partir da escala Lickert. A amostra foi composta de alunos do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Após a análise estatística dos dados, realizada através de distribuições de frequências, cálculo da média aritmética e desvio padrão, identificou-se uma comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que quando as leituras prévias são realizadas aumenta-se a compreensão dos assuntos abordados, a participação na aula com questionamentos e colocações, a facilidade na elaboração de trabalhos, bem como se verificou uma auto-percepção de melhora na preparação e desempenho em provas.

Keywords : Leituras prévias; desempenho acadêmico; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License