SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Considerações sobre a importância de leituras prévias no desempenho acadêmico: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa CatarinaAgressão entre pares e vitimização no contexto escolar: bullying, cyberbullying e os desafios para a educação contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicopedagogia

versão impressa ISSN 1676-1049

Resumo

SILVA, Nilce da. Espaços de criação e a ética do cuidado na alfabetização: pesquisa- ação na cidade de São Paulo a favor da Lei 10.639 de 2003. Cad. psicopedag. [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 30-40. ISSN 1676-1049.

Este texto trata da implantação de ';espaços de criação' na cidade de São Paulo durante o ano de 2008. Nestes ';espaços', com características terapêuticas e educacionais, crianças tiveram contato com as culturas africanas e afrobrasileiras tal qual temos na Lei 10.639 de 2003. Verificou-se que o a ética do cuidado era fundamental para o sucesso no aprendizado das primeiras letras. Este processo, além de apresentar desafios, faz-nos afirmar que ';alfabetizar com sucesso' é um processo inserido na ética do ';ato de cuidar'. Sem este a priori existencial, a alfabetização não ocorre.

Palavras-chave : Alfabetização; formação de professores; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License