SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14Creative spaces and the ethics of care in literacy: action research in São Paulo in favor of 10,639/ 2003 LawFamily and School Background of Adolescents with Learning Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicopedagogia

Print version ISSN 1676-1049

Abstract

WENDT, Guilherme Welter; CAMPOS, Débora Martins de  and  LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Agressão entre pares e vitimização no contexto escolar: bullying, cyberbullying e os desafios para a educação contemporânea. Cad. psicopedag. [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 41-52. ISSN 1676-1049.

O objetivo desse artigo é debater o processo de agressão e vitimização em dois contextos: escolar e virtual. Embora haja um considerável material teórico já publicado no país, o que se observa, ainda, é uma carência de informações e subsídios que possam sustentar políticas de ação e intervenção preventivas à violência na escola. Através de uma revisão crítica da literatura, são debatidos alguns aspectos elucidativos para a compreensão do fenômeno bullying e também da emergência do cyberbullying. Sob uma perspectiva ecológica, são apresentados e discutidos desafios para ações de prevenção em relação aos referidos fenômenos, bem como Mitos e verdades acerca destes temas.

Keywords : Escola; violência; bullying; cyberbullying.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License