SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue14Peer Aggression and victimization in school settings: bullying, cyberbullying and challenges for education nowadaysEthical development of children and psycopedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicopedagogia

Print version ISSN 1676-1049

Abstract

ANTUNES, Márcia Elisa da Silva  and  FALCKE, Denise. Contexto familiar e escolar de adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Cad. psicopedag. [online]. 2010, vol.8, n.14, pp. 53-69. ISSN 1676-1049.

A dificuldade de aprendizagem na adolescência apresenta-se como um fenômeno complexo e multicausal. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho investigou as características do contexto familiar e escolar de adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Realizou-se um estudo qualitativo, através do método de Estudo de Casos Múltiplos (Yin, 2005). Participaram três adolescentes e um de seus responsáveis. Os adolescentes tinham idades entre doze e treze anos, duas meninas e um menino. Como instrumentos foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar (Stein, 1994), o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (Marturano, 2006) e a Entrevista Semi-estruturada. Os resultados revelaram a necessidade de uma compreensão abrangente sobre o fenômeno da dificuldade de aprendizagem, ainda que os adolescentes e suas mães ressaltem preponderantemente, na identificação da mesma, somente questões referentes às características do próprio adolescente e à relação com os professores em sala de aula.

Keywords : Família; adolescência; dificuldade de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License