SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Reabilitação Virtual como Estratégia Terapêutica na Fonoaudiologia Educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicopedagogia

versión impresa ISSN 1676-1049

Resumen

DIAS, Natália Martins; TREVISAN, Bruna Tonietti  y  PRADO, Juliana Maria. Funções executivas em crianças pré-escolares: Desenvolvimento da atenção seletiva medida pelo Teste de Atenção por Cancelamento. Cad. psicopedag. [online]. ahead of print, pp. 00-00.  Epub 21-Mar-2012. ISSN 1676-1049.

Funções executivas (FE) referem-se às habilidades necessárias para planejar, iniciar, realizar e monitorar comportamentos intencionais. Incluem a inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção seletiva, planejamento e organização. O foco deste estudo foi a atenção seletiva, compreendida como a capacidade de selecionar um estímulo relevante, inibindo distratores. O estudo investigou a relação entre o desempenho em uma tarefa de atenção seletiva e o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos. Participaram 85 crianças de uma escola municipal de educação infantil da grande SP, avaliadas no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC). Resultados revelaram que os desempenhos das crianças aumentaram com a progressão da idade e da escolaridade. Os desempenhos nas várias partes do TAC apresentaram diversas correlações significativas entre si, denotando a consistência do instrumento. O estudo complementa dados da literatura acerca do desenvolvimento da atenção seletiva, mesmo em faixa etária bastante precoce.

Palabras clave : funções executivas; desenvolvimento infantil; atenção; avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License