SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Interpretação e poesiaInterpretação: arte poética com alíngua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

AMOEDO, Silvia Helena Facó. Licença poética na lógica da interpretação: "psicanarte". Stylus (Rio J.) [online]. 2012, n.24, pp. 49-56. ISSN 1676-157X.

O que é uma interpretação? A arte e suas manifestações são as entrelinhas do saber psicanalítico, o dizer que permite alcançar o real a que a interpretação do analista visa. A palavra é a matéria-prima tanto do poeta quanto do psicanalista, e quando utilizada com licença poética, lhes permite uma subversão da linguagem e uma consequente subversão do sentido da palavra em seu estado de dicionário. A palavra precede o sujeito: antes de nascer, ele é marcado pela palavra - palavra sedenta, vinda do Outro. Na impossibilidade de saciar a sede do Outro, o sujeito faz dela a fonte e a sede do objeto causa do desejo. É desse lugar que o sujeito escreve sua história e situa seu próprio desejo. O sujeito em análise é o escritor de sua própria história. Dessa forma, é o sujeito quem detém, com seus ditos, o texto a ser lido e interpretado pelo analista. O que pode o analista em relação ao texto do sujeito em análise?

Palavras-chave : Psicanálise; arte; licença poética; interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )