SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24O Dever de Dizer e o Dever de CalarDa lógica da interpretação à prática da letra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

ALBERTI, Sonia. O psicanalista, os limites da interpretabilidade e o passe. Stylus (Rio J.) [online]. 2012, n.24, pp. 103-113. ISSN 1676-157X.

Rastreamos a retomada feita por Lacan na última década de seu ensino, ao estudar um pequeno texto de Freud sobre a interpretação para verificar até que ponto a construção do inconsciente Real daquela década poderia ter alguma base nas observações do criador da psicanálise. Lastreia-se nossa visada na identificação nesse texto de Freud, da função do sonho que não é senão a de "evitar a perturbação do sono" e que esta representa o ganho de prazer, a Mehrlust (prazer a mais), o gozo, um despertar. Tal despertar é também examinado na relação com as três questões kantianas tratadas por Lacan (1972) em Televisão, que dizem respeito às possibilidades éticas do saber, fazer e esperar. Com base nisso, examinamos o passe e a possibilidade de aprender com a sua experiência.

Palavras-chave : Ética; interpretação; inconsciente Real; passe; sonho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )