SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25As marcas da interpretaçãoExiste a neurose e há pessoas que se curam: Qual é o truque? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

GIANESI, Ana Paula Lacorte. Sobre um suplemento de significante. Stylus (Rio J.) [online]. 2012, n.25, pp. 77-86. ISSN 1676-157X.

A proposição lacaniana, encontrada em O saber do psicanalista, segundo a qual a definição de interpretação seria "a intervenção de um analista no discurso de um sujeito, procurando ali um suplemento de significante", serviu de inspiração para este texto. No texto, Lacan nos alertou que o analista não seria, de modo algum, um nominalista. Um analista, em sua práxis, não buscaria as representações do sujeito. Algo desta posição, ética, nós podemos encontrar desde os primórdios do ensino de Lacan. Seguir-se-ão alguns de seus comentários, em conformidade com certa cronologia, até aportar nesta noção de suplemento, o que nos indica uma orientação "feminizante" para uma análise. Que em um possível final de análise possa não haver equivalência entre o homem e a mulher, isso aponta para um gozo suplementar em relação ao gozo fálico.

Palavras-chave : Significante; Suplemento; Objeto a; Equívoco (une-bévue); Interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )