SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Existe a neurose e há pessoas que se curam: Qual é o truque?Interpretação em psicanálise e em ciência: contrapontos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

GRIPPI, Rosanne. Construção e interpretação em construções em análise (1937), de Sigmund FreudConstruction and interpretation in Freud's Constructions in Analysis (1937). Stylus (Rio J.) [online]. 2012, n.25, pp. 99-105. ISSN 1676-157X.

Com base no texto freudiano Construções em análise (FREUD, 1934) e em O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud, de Jacques Lacan, o presente trabalho pretende demonstrar clinicamente a interdependência dos conceitos de "construção" e "interpretação". Em seu texto, Freud questiona o que os analistas fazem em sua clínica e aponta que uma análise tomada a partir de um saber soberano do analista é, no mínimo, uma impostura clínica. Usar do poder da transferência para persuadir ou mesmo convencer um analisante sobre sua história é o que não se pode esperar de uma análise. Em Construções..., o tema da realidade histórica e da realidade material é explicitado, e podemos verificar, dentre outras coisas, que o delírio e as alucinações não são restritos à psicose. O texto Construções em análise confirma que uma construção não ocorre sem uma interpretação. A diferença reside no fato de que a interpretação se dá a partir de um dado isolado, como um lapso, enquanto que a construção confronta o sujeito com um fragmento de sua história primitiva. Lacan afirma, no O Seminário, livro 1, que Construções... abarca toda a teoria freudiana, o que nos instigou a investigá-lo.

Palavras-chave : Construção; Interpretação; Clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )