SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Interpretação em psicanálise e em ciência: contrapontosCorte e costura: a interpretação na neurose obsessiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

MEIRELLES, Carlos Eduardo Frazão. O manejo da transferência. Stylus (Rio J.) [online]. 2012, n.25, pp. 123-135. ISSN 1676-157X.

Este artigo investiga o conceito de manejo da transferência no campo clínico da neurose. Acompanha as formulações inaugurais de Sigmund Freud sobre o fenômeno da transferência, no que implica de repetição e realidade sexual, utilizando como referência o caso Anna O., conduzido por Joseph Breuer, assim como as formulações de Freud sobre a utilização da transferência para o tratamento da neurose, no que diz respeito à produção de saber inconsciente e à sustentação do trabalho analítico. Com Jacques Lacan, o termo freudiano de manejo da transferência é retomado a partir da noção de sujeito suposto saber e de sua formalização matêmica. Por fim, é discutido o manejo da transferência no momento de entrada em análise com a apresentação de um fragmento de um caso clínico.

Palavras-chave : Transferência; Sujeito suposto saber; Clínica psicanalítica; Neurose; Interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )