SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Paradoxical state of the desireThe awareness of the symptom and the options at the end of the analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

MARTINHO, Maria Helena. O que responde o psicanalista sobre a perversão?. Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.26, pp. 101-107. ISSN 1676-157X.

Esse texto aborda a perversão a partir dos fundamentos teórico-clínicos de Freud e Lacan, destaca o movimento lógico que delimita a perversão na obra freudiana e verifica uma convergência nas teses de ambos os autores, no que se refere à diferenciação entre a perversidade e a perversão como estrutura clínica. O texto salienta que as práticas de gozo perverso não determinam a estrutura perversa. O matema da fantasia sadiana, forjado por Lacan, é tomado para demonstrar a Verleugnung freudiana, o modo que os sujeitos perversos encontram para lidar com castração da mãe/mulher. As fórmulas quânticas da sexuação, formuladas por Lacan, são utilizadas para evidenciar que a diferença entre a neurose e a perversão se explicita na estratégia de gozo que o sujeito utiliza na relação com o seu parceiro. Esse texto convoca a comunidade analítica ao debate uma vez que enuncia os impasses da clínica.

Keywords : Perversão; Desmentido; Gozo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )