SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Destinies from love to knowledgeTo let it fall to be able to speak (and silence) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

POLLO, Vera. Como responder ao sintoma que é "evento corporal"?. Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.27, pp. 29-41. ISSN 1676-157X.

O presente artigo parte da questão: "Como responder ao sintoma que é evento corporal?" e segue por três vias de reposta: a interpretação, o sintoma e o corpo, de objeto a evento. A primeira via menciona a distinção freudiana entre interpretação e construção e atravessa várias definições de Lacan, concluindo na importância do sonoro, tanto para a interpretação, quanto para o sintoma. Na segunda via, após algumas definições do sintoma, é apresentado e discutido um trabalho que traz a expressão "novos sintomas" e se refere à assim chamada "síndrome de Okatu". Essa parte do texto menciona também os sujeitos capturados pelo mundo virtual e os jovens que praticam "cortes". A terceira parte desenvolve algumas concepções do corpo, de objeto a evento. Nos parágrafos finais, tecem-se breves considerações sobre os discursos da ciência e do capitalismo e a aposta psicanalítica.

Keywords : Sintoma; Evento corporal; Interpretação; Corpo; Objeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )