SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Destinos do amor ao saberDeixar cair para poder dizer (e silenciar) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

POLLO, Vera. Como responder ao sintoma que é "evento corporal"?. Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.27, pp. 29-41. ISSN 1676-157X.

O presente artigo parte da questão: "Como responder ao sintoma que é evento corporal?" e segue por três vias de reposta: a interpretação, o sintoma e o corpo, de objeto a evento. A primeira via menciona a distinção freudiana entre interpretação e construção e atravessa várias definições de Lacan, concluindo na importância do sonoro, tanto para a interpretação, quanto para o sintoma. Na segunda via, após algumas definições do sintoma, é apresentado e discutido um trabalho que traz a expressão "novos sintomas" e se refere à assim chamada "síndrome de Okatu". Essa parte do texto menciona também os sujeitos capturados pelo mundo virtual e os jovens que praticam "cortes". A terceira parte desenvolve algumas concepções do corpo, de objeto a evento. Nos parágrafos finais, tecem-se breves considerações sobre os discursos da ciência e do capitalismo e a aposta psicanalítica.

Palavras-chave : Sintoma; Evento corporal; Interpretação; Corpo; Objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )