SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Como responder ao sintoma que é "evento corporal"?O juízo íntimo do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

ROMAO, Lucília Maria Sousa  e  SOUZA, Glaucia Nagem de. Deixar cair para poder dizer (e silenciar). Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.27, pp. 43-57. ISSN 1676-157X.

O objetivo deste escrito é produzir a partir do vazio e do silêncio, contornando, tanto quanto possível, uma reflexão sobre ambos em suas instâncias fundadoras do humano, do ser falante e do trabalho artístico (FREUD; LACAN). Pensar a relação desse intervalo faltante - que a linguagem não toca - com o silêncio constitutivo de toda possibilidade de significação (ORLANDI) é o que me move. Da gravidez do vazio e do silêncio, nasce toda fala e todo ato de linguagem, os quais depois de materializados, indiciam algo do início, um resto ou certo efeito de vazio e silêncio dados pela incompletude e imperfeição de todo dito. Analisaremos a performance de Tatiana Blass, denominada "Metade da fala no chão - piano surdo", refletindo sobre a relação do sujeito com a linguagem e com a arte.

Palavras-chave : Sujeito; Psicanálise; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )