SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27O passe de Picasso: o passe em 1988 e hojeO ato falho cifrado: que lugar para o ato analítico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

STEINBERG, Samantha A.. Reflexões sobre a função desejo do analista, a partir da topologia das superfícies. Stylus (Rio J.) [online]. 2013, n.27, pp. 79-88. ISSN 1676-157X.

Pretendemos, com este artigo, trazer algumas reflexões sobre a função desejo do analista a partir do que podem nos ensinar as figuras topológicas apresentadas por Lacan no seu Seminário 11, Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Procuraremos também marcar a contraposição entre os conceitos de transferência e desejo do analista utilizando um artigo de Pearl King, audaciosa analista inglesa da IPA, abordado por Lacan no seu seminário seguinte, Problemas Cruciais para a Psicanálise. A partir destes elementos, procuraremos também discutir a direção de tratamento proposta pela clínica lacaniana e a sua diferença com as demais terapias e análises. Os conceitos de demanda, identificação, transferência, objeto a e desejo do analista serão abordados para tal propósito.

Palavras-chave : Topologia das superfícies; Transferência; Identificação; Demanda; Função desejo do analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )