SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28The Lacanian Field and the desireDon Quixote, Sancho Panza, the wandering of the desire and far beyond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

MARTINHO, Maria Helena. Mishima: entre o amor e o desejo. Stylus (Rio J.) [online]. 2014, n.28, pp. 33-39. ISSN 1676-157X.

As confissões feitas por Yukio Mishima em seu romance autobiográfico Confissões de uma máscara (1949) são tomadas neste artigo para ilustrar como esse sujeito passa - tal qual em uma banda de Moebius - do amor ao desejo em um movimento circulante. Em sua infância ele se divide entre o amor de sua avó e o desejo sexual por príncipes e soldados. Em sua juventude, ele se divide entre o amor espiritual por Sonoko e o desejo carnal, homossexual, por Omi. A clivagem que se desvela entre o amor e o desejo é subsumida pela clivagem da "carne e do espírito". De um lado a "carne", o desejo homossexual carnal, o desejo por aquilo que se imprime na masculinidade, força, ignorância, gestos rudes, fala descuidada; de outro, o espírito, tudo aquilo que é da ordem da intelectualidade. Mishima tentou constituir dois polos de pureza e perfeição, dois absolutos, desmentindo, assim, a castração do Outro. Ele perseguiu a solução da divisão do eu que se apresentava nas polaridades, mas o abismo que o dividia entre "o amor e o desejo" nunca se preencheu.

Keywords : Perversão; Amor; Desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )