SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O psicanalista e a errância de seu desejo: um olhar sobre as vicissitudes de um ofício tão particular...Se soubéssemos o que o avarento encerra no seu cofre, saberíamos muito sobre seu desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

FERNANDES, Andréa Hortélio. O desejo do analista e o autismo. Stylus (Rio J.) [online]. 2014, n.29, pp. 125-133. ISSN 1676-157X.

O artigo examina o que pode o psicanalista frente a alguns sujeitos que fracassam ao se inscreverem num discurso, mas especificamente no discurso do Outro, como é o caso das crianças autistas. O texto busca investigar qual o uso que essas crianças podem fazer do desejo do analista, através de recortes clínicos. Parte da constatação de que essas crianças se interessam bastante em por em ação os pares de significantes opostos, demonstrando um fascínio pelo nível mais arcaico da linguagem. Ressalta que longe de automatizar a linguagem e a vida das crianças autistas, o analista deve estar atento à possibilidade da criança poder deixar de ser um puro significado do Outro e assim adentrar na alienação significante. Para tanto, adverte que, muitas vezes, é necessário encontrar um analista como o parceiro que pode escutá-los e acompanhar como se desenrola a relação com o Outro para essas crianças.

Palavras-chave : Desejo do analista; Autismo; Alienação; Outro; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License