SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31From transference love to writing a love letterLinkings and unlinkings: overturns in psychoanalytical clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

FARIA, Michele Roman. Do significante da falta à falta de significante: A dimensão da causa no fundamento do desejo e do objeto na passagem do Seminário 8 ao Seminário 9. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 63-70. ISSN 1676-157X.

Desde os primeiros seminários, Lacan insiste na importância do simbólico como o registro fundamental para a compreensão do desejo, conceito-chave da teoria freudiana do inconsciente. A proposta deste artigo é lançar luz sobre um giro conceitual que, no Seminário 8, abre caminho para uma abordagem do desejo definido também em sua relação com o registro real. A presença de um novo termo para abordar o objeto, o agalma, e uma modificação na definição de S(Descrição: C:\img\revistas\stylus\n31\31a07f1.jpg), que de significante da falta passa a ser definido como a falta do significante, serão considerados a chave deste caminho de articulação do registro simbólico ao real, que resultará na definição do objeto a como causa do desejo no seminário do ano seguinte.

Keywords : Significante da falta; Falta do significante; Objeto do desejo; Objeto causa do desejo; Simbólico e real.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License