SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Homensexual e heteridadeA escolha do sexo não vai sem dizer: O mistério do dois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

LOMBARDI, Gabriel. Escolha do gênero e escolha do sexo: A lógica do fantasma em 2014. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 103-111. ISSN 1676-157X.

Este trabalho trata da divergência entre a perspectiva da escolha de gênero de que se fala nos estudos sociológicos há algumas décadas e a perspectiva já clássica da escolha de sexo na psicanálise. Essas duas vias de pesquisa e de engajamento ético são contrastadas. A escolha do gênero é um direito do cidadão ali onde o espírito e os dispositivos sociais do capitalismo o levam. Em contrapartida, na análise freudiana e lacaniana, que leva em conta diferenças anatômicas e psicológicas, a escolha de sexo não é plural, mas binária, para dar seu lugar lógico e fundamental à não relação sexual. Mais particularmente, quatro vias de pesquisa sobre o feminino no ensino de Lacan são esboçadas: a questão histérica, a interrogação perversa, a via mística e a exploração lógica.

Palavras-chave : Gênero; Sexuação; Igualdade; Diferença; Lacan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License