SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31A escolha do sexo não vai sem dizer: O mistério do doisSublimação: laço entre arte e clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

FAYE, Esther. Sublimação sintomática e identidade em (um caso de) melancolia. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 123-132. ISSN 1676-157X.

Com aquele tipo bastante particular de experiência de perda de objeto na melancolia, onde o objeto "suicidado", o objeto como a Coisa, expõe-se na sua realidade e cai como uma sombra no ego do sujeito - o ego corpóreo agora sendo identificado como a Coisa imortal - o sujeito melancólico é atirado para fora do tempo. Mas para a agitação ansiosa e o desespero que acompanham o retorno desse gozo real pode emergir como um tipo particular de solução - o artifício da arte como sublimação - que pode restaurar algo da relação social que se partiu. Sintomaticamente religando o ego corpóreo que se desconectou do Real e do Simbólico, a sublimação pode prover ao sujeito a estrutura narcísica, uma escada, um "escabeau", como diria Lacan, a qual prende o Real, o Simbólico e o Imaginário, e insere o sujeito de volta na conexão social.

Palavras-chave : Sublimação sintomática; Identidade; Melancolia; Escabeau.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License