SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Sinthomatic sublimation and identity in (a case of) melancholiaSocial symptom and the emergence of PCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

METZGER, Clarissa. Sublimação: laço entre arte e clínica. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 133-143. ISSN 1676-157X.

Este artigo parte de minha interrogação sobre a vocação clínica do conceito de sublimação e sua articulação com as artes. Desde Freud, a relação entre psicanálise e arte é presente e é comum que essa articulação se dê a partir do conceito de sublimação. Por essa razão, é importante discernir quais relações entre psicanálise e arte são legítimas e quais visam apenas confirmar o que já se sabe, por meio de um uso distorcido da psicanálise. Para isso, lanço mão da diferença proposta por Lacan entre tratamento psicanalítico e método psicanalítico, para depois precisar o conceito de sublimação em Lacan. Busco destacar que as artes se articulam à psicanálise principalmente como uma maneira de ampliar nossa abordagem da clínica, já que há produções artísticas que evidenciam, de modo quase didático a maneira como se organizam em torno do vazio, aludindo desse modo à estrutura do sujeito. Por fim, proponho que a sublimação estaria presente na clínica de dois modos: por um lado, como consequência da análise que trata o gozo e, por outro lado, como parte da direção do tratamento.

Keywords : Sublimação; Clínica; Arte; Tratamento psicanalítico; Método psicanalítico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License