SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Sublimação sintomática e identidade em (um caso de) melancoliaSintoma social e a emergência do PCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

METZGER, Clarissa. Sublimação: laço entre arte e clínica. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 133-143. ISSN 1676-157X.

Este artigo parte de minha interrogação sobre a vocação clínica do conceito de sublimação e sua articulação com as artes. Desde Freud, a relação entre psicanálise e arte é presente e é comum que essa articulação se dê a partir do conceito de sublimação. Por essa razão, é importante discernir quais relações entre psicanálise e arte são legítimas e quais visam apenas confirmar o que já se sabe, por meio de um uso distorcido da psicanálise. Para isso, lanço mão da diferença proposta por Lacan entre tratamento psicanalítico e método psicanalítico, para depois precisar o conceito de sublimação em Lacan. Busco destacar que as artes se articulam à psicanálise principalmente como uma maneira de ampliar nossa abordagem da clínica, já que há produções artísticas que evidenciam, de modo quase didático a maneira como se organizam em torno do vazio, aludindo desse modo à estrutura do sujeito. Por fim, proponho que a sublimação estaria presente na clínica de dois modos: por um lado, como consequência da análise que trata o gozo e, por outro lado, como parte da direção do tratamento.

Palavras-chave : Sublimação; Clínica; Arte; Tratamento psicanalítico; Método psicanalítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License