SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Sublimation: link between art and clinicThe relationship of the subject and his/her being before the dictatorship of the One author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

MEIRELLES, Carlos Eduardo Frazão. Sintoma social e a emergência do PCC. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 145-158. ISSN 1676-157X.

O artigo é uma pesquisa teórica sobre o conceito de sintoma social de Jacques Lacan. Discute as noções de sintoma como retorno da verdade na falha do saber, e como satisfação real, articulada à interpretação de Marx sobre a passagem do tempo feudal ao capitalismo, com a emergência do trabalhador proletário. Para além de um período histórico e uma classe social específica, Lacan estende a condição proletária a cada indivíduo da sociedade moderna, associada à ausência de laço social. Interpretamos essa condição pelas relações de trabalho mediadas pelo capital, pelo apagamento das relações sociais na mercadoria, e pelo despojamento de saber com o advento da máquina e sua proliferação no cotidiano. Utiliza elementos da organização do Primeiro Comando da Capital (PCC) como exemplo.

Keywords : Sintoma; Lacan; Marx; Primeiro Comando da Capital; Capitalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License