SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31To make love is poetry: links and contingenciesThe effects of naming in Lacan's School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

PINHO, Miriam Ximenes. "O amor feliz não tem história": notas sobre o amor cortês e a impossibilidade. Stylus (Rio J.) [online]. 2015, n.31, pp. 187-193. ISSN 1676-157X.

Este estudo tem por objetivo investigar a experiência amorosa pela via de um de seus avatares, o amor cortês, um amor delicado, cheio de cortesias e regras cavalheirescas em que o amante tudo suporta por sua Dama, mulher divinizada e inatingível. O romance cortês é um amor infeliz, marcado por entraves e sofrimento. Lacan de(se)cantou seus artifícios em diferentes momentos de sua obra. Do amor cortês interessa-me destacar o seu princípio de impossibilidade tantas vezes ressaltado. Qual o estatuto dessa impossibilidade? Trata-se da mesma impossibilidade que atinge todos os amores, mesmo os mais eternos? Para tanto, os Seminários 7, 20 e 21 foram examinados e ainda um romance de cavalaria, Tristão e Isolda que serviu para ilustrar algumas das considerações aqui apresentadas.

Keywords : Amor; Amor cortês; Impossibilidade; Lacan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License