SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32A arte da e(s)quivocação ou a arte de se esquivar pelo equívocoPsicologia das massas: método analógico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

PACHECO FILHO, Raul Albino. Do mel ao fel: metamorfoses da estratégia de gozo em Roman Polanski. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.32, pp. 163-177. ISSN 1676-157X.

Assim como outras realizações de Roman Polanski, "Lua de Fel", de 1992, é um filme impactante. Em diferentes momentos do filme, os personagens Oscar e Mimi revezam-se na posição de torturador e torturado, em cenas clássicas do receituário BDSM (Bondage/Discipline, Dominance/Submission, Sadism/Masochism). Busca desesperada de reencontrar o desejo por meio de uma erótica sadomasoquista? Ou tratar-se-ia de algo mais fundamental, da ordem da estrutura clínica dos sujeitos? O enigma se acentua com a entrada do casal Fiona e Nigel, na trama do filme. O fato de o autor do romance ser Pascal Bruckner, conhecido por filosofar e tecer teorias sobre o amor, apenas deixa a interpretação ainda mais controversa. Embora personagens de filmes não sejam "casos clínicos", as obras de arte sempre foram fonte promissora para a reflexão dos psicanalistas. Esta apresentação interroga os personagens de "Lua de Fel" e sua trama, visando a uma reflexão sobre os aspectos distintivos estruturais entre neurose e perversão. O ordenamento topológico estratificado do Outro (esburacado pelo objeto a), o funcionamento desse lugar vazio como núcleo de atração de gozo e a função mais-de gozar - apresentados por Lacan no Seminário 16 - permitem avançar o entendimento das estruturas clínicas da neurose e da perversão.

Palavras-chave : Neurose; Perversão; Estrutura clínica; Gozo; Objeto a; Topologia; Seminário 16.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License