SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Enlaces do grafo do desejo com os discursos, a partir do Seminário 16, de Jacques LacanA transmissão como sustentação do passe: para além da nomeação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

JARAMILLO, Beatriz Elena Zuluaga. A imensa precariedade do desejo. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.32, pp. 201-207. ISSN 1676-157X.

O final de análise, a satisfação que acarreta dito final e dedicar-se a satisfazer outros casos de urgência, parece-me que são três pontos que se juntam entre si por uma pergunta que considero a fundamental de Lacan: que razão nos leva a sermos analistas? Que razão nos leva a "atender às necessidades dos a-cargo? A Escola não produz o desejo de analista, é contingência de uma análise, mas à experiência original, esta que Lacan fundou, nos corresponde, um por um, devolver o vital, seu enlace com a vida, o enlace efeito de um novo trabalho com o real. Um caminho, talvez possível, é que nós, os analistas, passemos de quando em quando da cômoda poltrona, ao banquinho incômodo que nos recorde que não podemos afrouxar o rigor exigido para nossa ação. Se esquecermos isso, a experiência da psicanálise - e a Escola como seu refúgio - terá desperdiçado todo laço possível com a vida…

Palavras-chave : Desejo de analista; Satisfação; Enlace; Vital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License