SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32A imensa precariedade do desejoO que enlaça o psicanalista na Escola de Lacan?: what ties the psychoanalyst to Lacan's School índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

SALFATIS, Daniele Guilhermino. A transmissão como sustentação do passe: para além da nomeação. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.32, pp. 209-217. ISSN 1676-157X.

O texto coloca em pauta a importância de, a partir da lógica do desejo, que passantes e passadores os quais as experiências de passe não tenham culminado em nomeação, sigam nos trilhos da transmissão. A não nomeação de AE não deve encerrar a circulação e o questionamento tanto daquilo que foi experenciado, bem como do mecanismo do dispositivo em si. A transmissão não estar atrelada à nomeação, ou submetida a ela, permite que se faça escola, que se faça laço entre a experiência e a comunidade. Guiados pela ética e pela política do desejo, em que o analista se autoriza de si mesmo, passantes e passadores podem autorizar-se de si mesmos a escrever, dizer, o indizível da experiência que vivenciaram.

Palavras-chave : Transmissão; Nomeação; Passe; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License