SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Psychoanalysis and contemporaneity: new ways of life?To abandon the capitalist discourse? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

RABELO, Fabiano Chagas. A essência fugaz do brilho da falta. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.33, pp. 139-151. ISSN 1676-157X.

Neste artigo, discutem-se as respostas possíveis do psicanalista em diante demandas de tratamento de sujeitos afetados pelos discursos do capitalista e da ciência. Para isso, toma-se como objeto de análise o filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, como forma de interrogar as vias pelas quais o sofrimento e a divisão subjetiva se expressam na atualidade, tendo em vista os efeitos no sujeito de práticas que se propõem regular e suprimir o sofrimento ou franquear o acesso à felicidade por meio do acesso a objetos de gozo de consumo rápido. Prioriza-se o debate em torno das repetições significantes e dos paradoxos do gozo que permanecem e insistem como resíduos das tentativas de planificar as manifestações do sujeito. Salienta-se ao final que o desafio do psicanalista está em responder a essas manifestações, apostando numa torção no discurso possível no caso a caso.

Keywords : Psicanálise; Sujeito; Memória; Capitalismo; Ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License