SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Diante do muroHomofobias psicanalíticas na psicologização do Édipo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

POLLO, Vera. Transexualidade e transgêneros: o gozo sexual da falante. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.33, pp. 177-189. ISSN 1676-157X.

O presente texto discorre sobre o gozo sexual dos seres falantes, com ênfase na transexualidade e nos transgêneros. A primeira parte procura localizar historicamente a questão, a partir do primeiro registro de um caso de transexualidade e dos primeiros autores que estudaram o assunto. A segunda parte introduz quatro conceitos psicanalíticos produzidos por Freud e Lacan com vistas a circunscrever este tipo de gozo: a pulsão, o falo, a sexualidade e a sexuação. Na terceira parte, o texto elabora alguns encontros e divergências entre os dois últimos conceitos. A quarta parte está centrada no livro de João W. Nery, Viagem solitária - Memórias de um transexual trinta anos depois. A parte final produz o levantamento de algumas respostas da psicanálise, sobretudo, ao tema da transexualidade.

Palavras-chave : Transexualidade; Transgêneros; Falo; Sexualidade; Sexuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License