SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Subject of the unconscious and law subject: conjunction or disjunction point in the dialogue of psychoanalysis with the mental health?Bipolar disorder, the capitalist discourse and its implications in the psychoanalytical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

SILVA JUNIOR, Nelson da. Epistemologia psiquiátrica e marketing farmacêutico: novos modos de subjetivação. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.33, pp. 227-239. ISSN 1676-157X.

Trata-se aqui de examinar o modo como a "epistemologia" convencionalista e "ateórica" do DSM vem ao encontro, se articula e se insere nas novas gramáticas da produção de consumo do marketing. Com efeito, a insularização do sofrimento em torno dos sintomas e o princípio convencionalista da classificação das doenças se constituíram em uma parte perfeitamente ajustada ao que é almejado pelos profissionais de marketing: uma história única estruturada em torno da descrição de um problema e sua solução. O desenvolvimento de uma epistemologia duplamente flexível na nomeação de entidades nosográficas permite que ela se adapte tanto às descobertas de novos medicamentos, fornecendo retroativamente a eles suas "doenças", quanto que ela desestigmatize sofrimentos a partir de deslocamentos dos critérios de normalidade. Dessa narrativa, o sujeito está excluído apenas como responsável, pois sua participação como consumidor é essencial. A formação do sujeito nessa nova função implica o estabelecimento dos novos "jogos de verdade" do marketing farmacêutico.

Keywords : Epistemologia; Modos de subjetivação; Marketing farmacêutico; Consumidor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License