SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Sujeito do inconsciente e sujeito de direito: ponto de conjunção ou de disjunção na interlocução da psicanálise com a saúde mental?O transtorno bipolar, o discurso capitalista e suas implicações na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da. Epistemologia psiquiátrica e marketing farmacêutico: novos modos de subjetivação. Stylus (Rio J.) [online]. 2016, n.33, pp. 227-239. ISSN 1676-157X.

Trata-se aqui de examinar o modo como a "epistemologia" convencionalista e "ateórica" do DSM vem ao encontro, se articula e se insere nas novas gramáticas da produção de consumo do marketing. Com efeito, a insularização do sofrimento em torno dos sintomas e o princípio convencionalista da classificação das doenças se constituíram em uma parte perfeitamente ajustada ao que é almejado pelos profissionais de marketing: uma história única estruturada em torno da descrição de um problema e sua solução. O desenvolvimento de uma epistemologia duplamente flexível na nomeação de entidades nosográficas permite que ela se adapte tanto às descobertas de novos medicamentos, fornecendo retroativamente a eles suas "doenças", quanto que ela desestigmatize sofrimentos a partir de deslocamentos dos critérios de normalidade. Dessa narrativa, o sujeito está excluído apenas como responsável, pois sua participação como consumidor é essencial. A formação do sujeito nessa nova função implica o estabelecimento dos novos "jogos de verdade" do marketing farmacêutico.

Palavras-chave : Epistemologia; Modos de subjetivação; Marketing farmacêutico; Consumidor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License