SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Have subjects become perverse in contemporary capitalism? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

SOLER, Colette. Nova economia do narcisismo.Translated byMaria Vitoria Bittencourt. Stylus (Rio J.) [online]. 2017, n.34, pp.27-42. ISSN 1676-157X.

Este texto indica uma renovação do conceito de narcisismo a partir das mudanças introduzidas por Lacan, calcadas no advento da teoria do nó borromeano. Para isso, a autora demonstra como o registro imaginário foi revisto por Lacan quanto à sua subordinação ao simbólico. Retomando o Estádio do Espelho, aponta quais as consequências dessa nova leitura sobre o conceito de narcisismo, estabelecendo três narcisismos: da imagem, do desejo e do gozo. Assim, a autora propõe uma nova economia do narcisismo por meio da releitura do mito de Narciso, de um estudo sobre o escabelo, em que a dimensão do imaginário é ampliada com a inclusão do objeto a. Essa concepção tem efeitos consideráveis para a questão dos laços sociais em atualidade.

Keywords : Narcisismo; estádio do espelho; imaginário; escabelo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License