SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Os sujeitos tornaram-se perversos no capitalismo contemporâneo?Medicina baseada em evidência x psicanálise baseada na ex-sistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

DIAS, Brendali. De que maneira o discurso do analista possibilita fazer furo no discurso capitalista?. Stylus (Rio J.) [online]. 2017, n.34, pp. 59-73. ISSN 1676-157X.

Existem diferenças fundamentais entre a estrutura dos quatro discursos e a estrutura do discurso capitalista. Essas diferenças estruturais dizem respeito à impossibilidade, à impotência e à verdade nos discursos, e tais diferenças levam à ruptura dos laços sociais no discurso capitalista. Existe ainda uma diferença fundamental entre o discurso do analista e os outros três discursos, ainda que a estrutura dos quatro discursos seja a mesma. Este artigo tem o objetivo de demonstrar as diferenças estruturais dos quatro discursos em relação à estrutura do discurso capitalista e a diferença fundamental entre o discurso do analista e os outros três discursos, tecendo comentários sobre por que o discurso do analista pode fazer furo no discurso capitalista na clínica.

Palavras-chave : Lacan; quatro discursos; impossibilidade; impotência; verdade; furo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License