SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35A transexualidade e o estranhamento do corpo: sobre os recursos à mudança de sexoEntrelaçamento entre nominação e lei jurídica: apontamentos sobre a mudança de nome civil por transgêneros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

BUENO, Paulo Alberto Teixeira. Entre a castração e a sutura: a aposta de Pascal na construção do caso clínico. Stylus (Rio J.) [online]. 2017, n.35, pp. 153-164. ISSN 1676-157X.

Neste trabalho, apresentaremos o relato de um caso clínico articulado com a noção de aposta. Pascal elegeu esse termo como pilar argumentativo de suas proposições acerca da existência de Deus. A premissa é a de que o sujeito não pode se esquivar da escolha sobre a existência divina, logo a aposta se torna imperativa. Desse modo, algo se perde necessariamente, posto que em todo jogo algo precisa ser apostado, e é precisamente isso - que se aposta - o que se perde. O caso será o de uma paciente cujo filho nasceu com uma malformação genital, apresentando os órgãos sexuais feminino e masculino. A criança estava prestes a ser submetida a uma cirurgia definitiva, em que um dos órgãos sexuais seria castrado, no real. A decisão sobre a cirurgia teria de ser tomada por essa mãe, que vacilava, e durante o processo analítico operaram-se alguns giros em sua posição discursiva que mudou o destino da criança. Recorreremos às elaborações contidas no Seminário 16, em que Lacan retoma a aposta de Pascal para avançar na formalização da inconsistência no campo do Outro, e delas buscaremos extrair consequências clínicas.

Palavras-chave : Castração; Aposta de Pascal; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License