SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Adventos do real: temos escolhas?A verdade e a interpretação poética na psicanálise lacaniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

MARTINEZ, Fernando. Adventos do real: psicanálise e política do sintoma.Traduzido porWilson Alves-Bezerra. Stylus (Rio J.) [online]. 2018, n.37, pp. 59-63. ISSN 1676-157X.

O objetivo deste trabalho é destacar o dispositivo analítico como um espaço político em ato para o tratamento do real na época. Podemos apontar, com Lacan, que o real que advém dos efeitos da ciência em sua articulação com a economia de mercado introduz, por uma via política, suas implicações na subjetividade. Na experiência da prática analítica, encontramo-nos com uma forma singular do sintoma diante dos adventos do real da época, em que, em muitos casos, a precariedade do laço social, a banalização da palavra consumida em "packs" disfarçados de discurso e outra série de manifestações redobram a aposta do psicanalista: restituir o estatuto ao sujeito do inconsciente. É nesse ato ético e político que a descoberta freudiana mantém-se vigente, não sem redimensionar o lugar do analista no mal-estar na cultura, produzindo, a partir de um advento, um acontecimento que modifica a posição do sujeito.

Palavras-chave : Advento do real; Acontecimento; Real.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License