SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38What subject do we listen to?: From the subjective structure to the well-meaning clinicThe logic of interpretation in Lacan: between the master-signifier and the there is something of One author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

ABINZANO, Rodrigo Valetín  and  ALVES-BEZERRA, Wilson. Uma rejeição fiadora do desejo. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.38, pp. 105-122. ISSN 1676-157X.

No presente trabalho, investigamos a função da anorexia como fiadora do desejo, partindo das elaborações de Lacan nos Seminários 8 e 9. Essa escolha deve-se ao interesse especial desta pesquisa em examinar as referências contidas ali em relação à rejeição, ao Versagung e ao corpo. Para ordenar nosso procedimento, usamos coordenadas pontuais, que ecoam as menções feitas por Lacan sobre essa apresentação sintomática. São elas: a) anorexia como uma "desordem" da oralidade, a diferenciação entre necessidade-demanda-desejo; b) as diferenças entre o amor do narcisismo e o amor da dádiva; c) o Versagung, entre a rejeição e a frustração; d) a imersão topológica como uma paixão anoréxica: indo de três dimensões a duas; e) alguns efeitos epistêmico-clínicos do objeto a na imagem especular, bem como o lugar do imperativo do gozo. Na seção final, há conclusões e outras linhas futuras de trabalho.

Keywords : Anorexia; Lacan; Desejo; Rejeição; Imersão; Gozo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese | Spanish     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License